04/12/2010

Orestéia acadêmica.

Eles apenas ambicionavam a aprovação no vestibular. Sequer pensaram nas conseqüências; no que ficaria no passado mais próximo do triunfo. Seria um tapa sem mão! Quase um Império; assim: um reinado. Ora, bobos são aqueles que nem se importam com esse status! Mais bobos são aqueles que vivem do ou para o status. Eles venceram!
Cá entre nós, faculdade é onde tu aprendes, há de se dizer, a contar a tua história como um conto contado através d’uma tela pintada. Ganhas amigos e notoriedade. Falas demais. Ouvem os que estiverem dispostos. Lá não é lugar para fazer os melhores amigos que tu já tiveste. Isso é tarefa do colégio; da tua infância. Do passado, lembras? Lá, na faculdade, tu tens do melhor: álcool, cigarros, risos entorpecentes, atores. Luxúria! Ah, não vamos generalizar! Tu podes encontrar inocência, silêncio e autenticidade. E anonimato. Escolher, eis o verbo-chave! Tu escolhes conjugar quaisquer outros verbos com uma ajudazinha da ilustre influência!
Lá tu aprendes também a arte do puxa-saquismo, um insulto implícito ao teu ego, digamos. Tu aprendes, sobretudo, que corrupção é uma fase. Bem intensa! Que mal há na cola, por exemplo? Nada não! Aliás, é só uma demonstração modesta da tua eventual ausência de porquês. Nada demais! É claro que tu tens motivo para isso: medo. Medo da reprovação, a grande protagonista das metamorfoses morais e a camaleoa das relações sociais.
Aí é chegada a hora de beber um gole de mediocridade! Sabe, dar à ironia um pouquinho de eloqüência. Dirigir carros sem combustível algum: homens. Essa pluralidade de personagens que tu passarás a dramatizar serão as tuas Erínias. Arrogâncias entrarão num embate taliônico e a verdade repousará em berço úmido. Aplausos já não satisfarão as tuas expectativas, porque uma sala é menor que um auditório. A grandeza das pessoas em seus respectivos lugares.
É uma herança; sucessão familiar. No começo é uma lei. Tu obedeces. Agradeces. És livre. E a faculdade é o Processo: as leis, os juízes e uma sentença.

Um comentário:

  1. Bom, no fato da história ou do texto postado, eu diria que essas frases servem de um incentivo maior aquele que nem tá sabe o que está fazendo.
    Quando eu entrei na faculdade, eu via tanta coisa de diferenciado e, cheguei á uma conclusão no que não iria fazer parti de turminhas que só queriam divertir e não assistir como eu conheco "alguns amigos que são".

    ResponderExcluir