25/04/2009

Justificando a justiça

Punir para perdoar um crime é a melhor medida pensada, até então, pelos homens, os quais imaginam que promover a “cura” é bem melhor que criar uma profilaxia. Perdem o controle. Erram. Erramos. Fingimos espírito de justiça e somos injustos. Educamos mal e queremos bons resultados. O dinheiro liberta e a humildade condena.
Não vemos as pessoas, pois quem vê é aquele que tem visão. Olhamos, pois temos olhos. Só. Desconfiamos do fulano: “Esse tem ‘pinta’ de bandido!”. Pode ser verdade. Alguns manipulam a justiça para provocar descrença. Confundem as pessoas ao mostrarem que estão cuidando “bem” do assassino de um ente querido por elas. Que era querido? Que é querido, pois ainda dói a perda. Para sempre, talvez. O ódio: “Eles têm que sofrer como eu sofri!”. As máscaras mais nobres são aquelas que podem ser permanentes – a “compaixão” para com as famílias -, tudo para justificar a maldade.
O objetivo do sistema de internação de infratores está sendo ofuscado pela ausência de profissionais com competência e desprovidos de controle psíquico para trabalhos desta natureza. Ser preso para quê? Para, após dois anos, voltar a assassinar? Sim, ensinam errado. Nem ensinam. Os presos apenas assistem sua esperança se esvaindo. Nada a perder. Ninguém por quem viver; abandono. O fim da linha exposto em slides de sua vida diária. Para eles, apenas, vingança, sangue, morte e triunfo. Nada mais. De volta à cadeia. O velho recomeço.
Muitos são a favor disso tudo; eu contra. Revolução? Não, prudência, acredito. As pessoas estão confusas e nem sabem o que é justiça, pois estão presas e sufocadas. Vida limitada. Copiando pensamentos. Nem sabem onde está o princípio; o fim tampouco. Começar a partir do depois, inteligência; pela base, sapiência.

6 comentários:

  1. aee...Brendinha,cada vez se superando!^^*
    gosteii da idéia,um texo c/críticas criativas e bem elaboradas...
    Realmente precisamos uma justificativa à essa suposta justiça,pois aumentará dúvidas e injuntiças....
    bjim nina*

    =*

    ResponderExcluir
  2. Como sempre arrasando, consegue tocar nos principais pontos fracos da nossa realidade. Justiça, atualmente, é uma palavra bem complexa. Eu a comparo com a renda no Brasil: má distrubuída... que nem todos tem acesso. Só os mais espertos e os que tentam fazer com as próprias mãos. E ás vezes até que dá certo. Falou tudo fofa!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. por mais triste e cruel a verdade é q nessa vida só vale quem tem grana! muita grana*

    ResponderExcluir
  5. Meu Deus, que conclusão foi essa. As tuas quatro ou três ultimas linhas são incríveis, imperdíveis. Ler esse texto e não entrar na conclusão, foi perda de tempo. Parabéns, 'pra variar.

    ResponderExcluir