06/04/2009

Cola, transcrição social

Muitos consideram a cola uma forma de corromper alguém. Não. Alguns colam, porque não são obrigados a aprender ou compreender o mundo. Diversão, talvez. Fechamos os olhos para a realidade e apenas decoramos conceitos. Repetimos. Colamos.
Nas salas de aula, os alunos distribuem-se em filas, ambos olhando para uma única direção e ouvindo o que seus professores têm a dizer acerca de boas questões de vestibulares passados, haja vista que não podem prever as questões do próximo. O vestibular é cola, imagino, pois quem consegue a vaga é aquele que decora mais informações durante o ano, o melhor em matemática que, por ser ciência exata, facilita o trabalho do candidato que nem nome tem, Sr. 17891. Nem sabemos escrever mais, não buscamos mais, porque é só copiar e colar (do “Google” para o “Word”). Colar não é espiar a prova do colega. Colar é repetir o que todos pensam, marcar a mesma alternativa e haver apenas uma resposta para um questionamento.
Talvez eu colasse um dia. Nunca colei, confesso. Indiretamente, talvez. Se houvesse autenticidade, as belas modelos afundariam juntamente com a tal moda, porque as pessoas teriam seu próprio “look”. É constrangedor não vestir o mesmo estilo adotado pelos outros. Pior que isto, é não marcar a alternativa “c” e perder para os “mais” inteligentes.
Colamos, porque temos medo, somos pressionados, precisamos acertar e só. Mas errar nos faz crescer e ser capazes de aprender e ensinar num mutualismo sem fim.

8 comentários:

  1. Abrangente!
    Muiito BoOoOm!
    AdOOooOOoOooooro seus textos...=)
    Acho q vc será Uma grande Escritora Patricia! kkkkkkk...foi mal era segredoO..!! kkkkk

    Brinks...muiito legal, gostei pkrmba desse texto =)

    LeitOra AssÍduaaa!!!


    e NÃO APAGA!!!! ruuuum ¬¬

    te adorooO!!!
    =)

    ResponderExcluir
  2. hehehhe...Migaah Escreve mUiitaum beem !!!
    A Bonekinha do tio Zonii :)
    A Manu sobrou!!! hahahha

    ResponderExcluir
  3. Sra17891 diz: Muiito Bom Hein...kkkkkk

    :D

    ResponderExcluir
  4. Bom eu tenho uma Confissão A fazer:
    Eu não Colo!!
    Apenas troco informaçôes
    com meus Coleguiinhas na hora da prova!!

    =S
    PS:Super normal! =P

    Texto MAra viu Coleguiinhaa!=*

    ResponderExcluir
  5. Quem cola não sai da escola. Na verdade não colo, apenas comparo a minha resposta com a do meu colega! ;) Parabéns, muito bem feito!

    ResponderExcluir
  6. Pohaaaa, fiz muitas dessas trocas de mutualismooo e das formas mais mirabolantes possíveis. =O "Ensinar" ao próximo num momento de desesperoo, ser "ensinado" quando precisamos...
    EU COLEI MUITOOO E HJ EM DIA SE Ñ SOUBER, BUSCO AS INFORMAÇÕES ALHEIAS.. ¬¬

    ResponderExcluir
  7. Primeiramente, parabéns Brendinha, mais uma vez. Bem n gosto de dizer que quem cola está certo ou errado .. pois cada um é dono do seu nariz e faz oq achar melhor.Agora vou dar um exemplo que vai fazer cada um pensar se esse ato de "colar" de fato traz coisas positivas ou negativas. Bem, que tal se a pessoa que estivesse colando avaliasse tudo oq ela escreveu "ou n" na prova, que tal se essa pessoa desse a sua própria nota.Muitos de cara vão pensar, que pergunta idiota, claro que todo mundo vai dar 10,0 para sua prova.. e se isso acontecesse de vdd... de fato elas iriam msm dar 10,0 para suas provas, porém o mas legal n é isso ,e sim que esse 10,0 vai fazer cada um refletir .. " será que eu realmente mereço esse 10,0 ?" "será que essa nota realmente é minha ?" e isso sim é interessante, pois além de um 10,0 estampado bem grande no boletim .. esse " simples e singelo 10,0 " vai ajudar de uma maneira que vcs nem imaginam na formação pessoal dessa pessoa.

    By: Drigo

    ResponderExcluir
  8. Adorei o seu texto, amiga!
    (Novidade! rs)
    Soubeste fazer um excelente uso de um tema tão polêmico como a tão famosa "cola"
    rs...

    Continue assim!
    Sucesso, sempre!
    ;)

    ResponderExcluir