03/04/2009

Amy de quê?

Amy Winehouse é vista como uma mulher louca, viciada em entorpecentes ou como um lixo luxo,mas, para quem não sabe, ela é cantora. Alguns nem conhecem a tal Amy que é tão criticada nos discursos de “certinhos”, quando entre amigos, para mostrarem o quanto estão interados acerca dos “absurdos mundiais”. O conceito de certo ou errado é relativo, depende de um referencial.
Como justificar as atitudes de uma cantora que é dona de uma voz e interpretações que a levaram a seis indicações ao Grammy Awards, das quais venceu cinco? Talvez ela tenha percebido a própria vida e a importância desta. A verdade pode tê-la feito chorar. Imagino que ela gostaria de mudar, mas seus anseios são inibidos pelos outros (a sociedade). Não há pessoas com quem possa confidenciar. É impossível. Acho que ela prefere um diário ou cantar. Drogas, álcool, risos e vexames que escondem algo que nem sequer somos capazes de compreender, porque queremos julgar e só: “Louca!”
Pôr amarras nas asas de um artista não é certo. Inibir o processo de “evolução moral” é, às vezes, involuntário para quem assiste seus princípios misturarem aos dos outros heterogeneamente, porque ninguém entende. O poeta vai calar e, um dia, o compositor desiste e o cantor, o de verdade, vai guardar o segredo só para si.
Amy é uma artista e não chora; emociona-se e emociona aqueles que ouvem essencialmente o que ela tem a dizer. Cantar é como confessar. É arte. Amy evade nas entrelinhas de suas canções. Liberdade, talvez.

9 comentários:

  1. Se tu não tivesses me falado que farias um texto sobre ela, talvez duvidaria. Mas fizeste. E gostei. Me surpreendi, até. Falar sobre Amy Winehouse e não criticá-la são poucas as pessoas que se dão ao luxo. Gosto, eu, só das músicas. Só.

    ResponderExcluir
  2. É muito dificil gostar de uma pessoa drogada, alcoolatra e tão criticada, a não ser que essa pessoa seja rica e famosa!
    Falar da Amy sem criticá-la realmente é surpreendente!

    ResponderExcluir
  3. Égua, Brendinha! Adorei o texto sobre a Amy, muito bom! Há muita coisa por detrás das atitudes dela...
    Gostei mesmo! :)

    À propósito, parabéns pelos excelentes textos!
    Bjos, amigaa! ^^

    ResponderExcluir
  4. A Amy canta pra caraiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!!!

    huahuaua
    Não é o gostar em si... mas a adimiração.
    Tentar entender todos os fatores que a levaram a esse caminho.

    como diz um cara ae:
    "Bebo porque sofro, e sofro porque bebo!"

    ResponderExcluir
  5. Muito Bom abigah!
    Sempre existe um outro lado na história!!!
    Né?! Vc soube mostrar isso q muitas pessoas as vzs, ou qse sempre, não tem a capacidade de perceber!

    =D

    ResponderExcluir
  6. Tu és fã dela com certeza!
    Tenho umas músicas dela no meu pc, só as q gosto.
    Pode ser q seja uma "artista nata"...
    Quanto as drogas, isso vai de cada um.
    Se ela sofre realmente, não sabemos, mas uma coisa é certa. O sofrimento é opcional!

    ResponderExcluir
  7. AH...eu tenho é pena dela!
    ela é uma boa cantora ficou louca quando o marido a deixou* e tudo q ela faz(bebidas e drogas) foi ele q ensinou*
    pelomenos é o q alguns sites falam!!! hauahuauahua

    ResponderExcluir
  8. Brendinha... para surpresa minha vc falou de uma cantora que adoro , apesar da diferença de nossas idades .
    Eu não consigo imaginar pq se pode gostar de alguém por seu talento, por ser espetacular no que faz e achar que o lado supostamente "errado " é que estraga tudo..
    Será que as pessoas que se drogam não são capazes de ser amadas ??? No caso, só são amadas as que tem fama, dinheiro, posição ???
    Estamos falando de gente ... poetas, intérpretes, atores, pessoas que com sua arte nos comovem, nos emocionam. Aí me pego a pensar :" Gosto da Amy ".. mas logo justico : de sua arte não de seu comportamento...E daí, o que nós temos a ver com isso ?? Se ela é feliz ou infeliz, temos que simplesmente admirar seu trabalho, nos comover com sua intepretação, o resto é puro preconceito, mêdo de nos expormos ao dizer que gostamos de alguém considerado " porra louca ".
    São tantos.. Cazuza, Tom Jobim, Tim Maya, John Lennon, Elvis... e eles foram piores por beberem ou usarem algo ilícito ? Eles foram e são maravilhosos.
    Parabéns linda !!! Vc conseguiu escrever sobre a Amy sem a preocupação do que ela faz além de cantar e ser maravilhosa...
    Parabéns por vc estar tão a frente da maioria de nós...
    Bjssssssss

    ResponderExcluir
  9. Nossa muito legal...
    Não esperava menos de você Brenda!!
    Muito inteligente ver o lado dela não os dos atos...
    Afinal ela canta muito i é o que importa!!

    ResponderExcluir