07/05/2009

Escala Fahren‘life’

Desde tenra idade somos adestrados, porque precisamos fugir de nosso lado instintivo. Somos nada mais além de robôs, hoje. Até há exceções, mas elas cedem quando em estado de ‘baixa imunidade’. Queremos muito o lugar daquele sem sequer olhar para o quão intenso foi o nosso avanço. Somos humildes, erroneamente; prepotentes, por conveniência. Perceber uma escala que nos cerca. Tentar entender que a perfeição, a nós, não chega, porque vivemos numa relação ‘domínio x imagem’. Sim, este mutualismo que invade a nossa arrogância para forçar-nos a pedir e atender. Temos a base e o ápice e você nem precisa invejar alguém, porque as suas ferramentas são as mesmas que concernem ao do lado.
Não há o melhor ou o pior. Há equilíbrio. Nós inventamos as pirâmides, porque nós não somos só um grupo de animais irracionais. Somos a contradição, a mentira. Fingidos. O ‘melhor’ está dormindo agora e você pode assumir seu ‘cargo’- Inteligência. Só isso – Esperar que alguém, a partir do fracasso, lhe dê um prêmio é não ser capaz de se premiar. É fugir da sua habilidade aplaudida por conta de seus vagos princípios primários . Aí você se torna um tolo, porque esconderá o seu sucesso e inibirá o que você tem de melhor para socializar. As suas lágrimas já não serão comoventes, porque você terá ofuscado o brilho dos seus olhos com a sua arrogância que se encerrará na sua ‘autodescrença’. Não, não seria o fim. Seria o momento oportuno para recomeçar, dar-se este presente. Então, tudo ficaria claro. A emoção volta a consumi-lo e você sente-se bem, apesar de ainda estar subordinado ao outro.
Tenho, eu, uma explicação para esta prisão mútua entre os homens e socializo: vivemos com base numa escala, a escala da vida, o teste dos mortais, a vida para ser vivida, a diferença a ser compreendida, o melhor será o pior e vice e versa, somos ora professores ora alunos, porque a ignorância só nos é permitida se sua duração for breve. A timidez concebe os falsos sábios, a fala destrói a dúvida e expõe a concepção de prepotência e isso é ridículo, porque é o que as pessoas verdadeiramente sábias são para aquelas que trancam seu conhecimento e se julgam melhores sem que precisem afirmar que são, porque alguém as propagandeará. Nós decidimos a que ‘grau’ devemos exceder, porque nós somos nosso único empecilho e a nossa principal motivação. Mil elogios não são suficientes quando o espelho nos critica. A satisfação pessoal é exigente quando não se admite erros. As falhas são vergonhosas e abre-se espaço para que os outros digam “você é fraco!” - pretensão-, e você não é.
A comparação é a origem dos nossos conflitos externos e internos. Há as diferenças para que sejamos úteis um ao outro, nenhum outro sentido para nossa existência. Nem entendemos isto, porque estamos fascinados pelo ‘glamour’ que tem o prestígio, só para nós. Deve ser a síndrome do ultraegocentrismo que implica em nosso esquecimento do princípio de mortalidade e imaginamos que estamos acima de tudo e todos. Aquele breve frio na barriga que sentíamos pela satisfação ao recebermos um elogio de um amador deixará de nos alegrar, porque queremos ouvir isto dos ‘grandes’. Ah, não há os ‘grandes’, idealização. O termômetro da vida aponta tantos graus daquilo que você produziu e é o que você pôde oferecer. Orgulhe-se disso, porque você abandonará a febre de ignorância que se tornou pandemia e passará a compreender, compreender-se. Viver.

7 comentários:

  1. Ao nos compararmos com alguém estaremos, literalmente nos diminuindo, porque essa nossa atitude mostra que outra pessoa tem uma capacidade que a gente não tem. E isso é ruim. É como vc diz, Brenda, que a satisfação pessoal é exigente quando não se admite erros. E mesmo, nós podemos conseguir tudo o que for possível, basta ter convicção (isso aprendi com vc). E para fechar deixo uma mensagem bem bonita que aprendi a pouco tempo: já aprendi a olhar pra mim sem precisar de espelhos

    ResponderExcluir
  2. Parte destinada a comentários, para dizer que o texto está sem comentários.
    ;)

    ResponderExcluir
  3. LindoO!!
    Meu PrediletoOo :)


    aan..todos são!

    ResponderExcluir
  4. mais uma vez...
    sem palavras!
    Parabéns! perfeito³²¹²(2)

    Beijão pra ti*
    [=

    ResponderExcluir
  5. Impecável!
    seus textos são absolutamente claros, organizados e muito bem debatidos. Crítico, porém de uma agressividade moderada, o que agrada, instiga, atrai o leitor de modo a despertá-lo para a realidade, desalienando-o de forma sutil e educada.
    Parabéns!!!!!

    =*

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito dos seus poemas... Principalmente do poema planos! Muito bom!
    Parabéns!
    Podes ser uma grande escritora de grande sucesso!

    Bjs!

    =]

    ResponderExcluir