29/03/2009

Não é meu parente

O egocentrismo é uma característica que define o homem de uma forma geral. Sim, somos egocêntricos às vezes sem notarmos. Se para todas as regras há uma exceção, esta é uma: não há exceção para o egocentrismo.
Não nos importamos com as dores do mundo, efetivamente, às vezes fazemos um discurso para impressionar: “Será que ninguém se importa com as crianças da Etiópia?”. As atitudes humanas sufocam, pois exageramos ao fazer “o bem” para recebermos em abundância. A verdade é que o cantor quer vender e a televisão quer audiência.
Ser humano é ser indiferente, pois queremos assim. A hipocrisia impera: “Parabéns, Gugu!”. Tudo escolha nossa, de mais ninguém. Se abolíssemos a miséria... : “Silêncio! O capitalismo corre perigo!”. Não, não. Péssima idéia. Nos dispomos a seguir um caminho tão individualizado que chega a ser coletivo. Não, não é um paradoxo.
Chega a ser penoso observar certos feitos humanos, os quais imaginam que vivem extraordinariamente. O que fazer por alguém que vive uma felicidade aparente? Nada. Aliás, nem é meu parente!

6 comentários:

  1. Como te disse, esse tema é mais instigante, mas eu ainda prefiro o teu segundo texto (abaixo desse). Esse título foi fantástico, e o final (que está remetido a esse) é muito bom. É, é isso!

    ResponderExcluir
  2. Rapaz, e não é que tu agora também és blogueira! Ei, mas eu fui a precursora disso lá no CEI, hein!rs
    Iniciei essa onda, agora todo mundo resolveu aderir e o pior é que escrevem melhor que eu! Olha o Flávio aí em cima! Vida cruel...rs
    Parabéns, virei seguidora!;)
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Muito bom teu texto prima! Vc escreve bem!
    Mas falar de amor tb é bom.. o amor é lindo!
    Parabéns pelo texto.
    Bjãoo!

    ResponderExcluir
  4. Fico muito emocionada quando leio algo vindo de pessoas que amo. Teóricamente, por minha vivência, e meus .... tantos anos poderia me colocar no papel de comentarista... mas como ??
    Vc escreve com intensidade, escreve verdades, escreve de uma forma clara e direta... Quem sou eu, para comentar textos tão bem escritos ? Posso porém comentar com o olhar do coração e sentir a revolta que vc sente relacionada a toda essa "baixaria " a nossa volta, tanta gente pobre de espírito, preocupada com a vida do colega e esquecendo da vida do planêta.
    Parabéns minha linda !!! Hj vc me devolveu a certeza que os jóvens da sua geração não são só discípulos da " Malhação " são pensantes, são questionadores e vão muito além de "rebeldes sem causas".
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. O que me chamou a atenção nesse texto foi inicialmente o título, e sinceramente, não me decepcionei com o conteúdo. Fala uma verdade indiscutível, e sua escrita é simplesmente maravilhosa. O Blog está maravivilhoso Brendinha. Parabéns mesmo!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Incrívelmente genial.......
    ah e você ainda faz piada?!
    fantástico adorei .....
    do jeito que você é viciada em postagens....vai terminar publicando um livro
    :o

    ResponderExcluir