31/03/2009

Além do tribunal

Exigimos que a justiça seja feita e esperamos que, ao bater aquele martelinho, o juiz favoreça a nossa causa. Caso percamos...: “Injustiça!”. Será que somos justos? Só pensamos em justiça quando se trata de tribunal. Imaginamos que são aqueles homens que devem ser perfeitos. Que tal falarmos da tal justiça com as próprias mãos ou condições de vida dos presos nas penitenciárias? Será que é justo ser justo desse jeito? E os direitos humanos? Acho que são só para os presos. Eles têm direito de assassinar e serem bem tratados. Certo? Quais os direitos da vítima? Que Deus a tenha num bom lugar. O problema é simples: ninguém faz jus à justiça.
Imaginamos a justiça da seg
uinte forma: juiz e seu martelo, advogado bem pago para ganhar a causa e bandido na cadeia. Estamos equivocados novamente. A arte de ser justo é passada de pai para filho. É uma questão de caráter. Mas quem vai dizer não às notinhas preciosas? Corrompemos e somos corrompidos. O dinheiro sempre “pesa” mais.
A justiça existe, mas individualizamos este conceito, adaptando às nossas necessidades e acabamos sendo injustos, porque nosso egoísmo é mais forte que qualquer princípio.

Não é preciso cursar direito para ser justo. Ninguém sabe por que alguém é capaz de matar. Uns roubam para não fazerem doutorado em carpintaria; outros porque não têm chance; outros por hobbie e assim va
i. As pessoas percorrem um caminho que vai de encontro ao que sua moral exige. A justiça não é dever somente do juíz ou do advogado. A justiça existe, mas todos inibimos o seu propósito, independente de qual função exercemos enquanto membros da sociedade. O fato é que precisamos ser justos muito além do tribunal.

8 comentários:

  1. Legal! Teus textos são bastante críticos! Esse ai em cima vai bem na ferida de muitos em nosso país, princialmente políticos, que deveriam estar no poder a favor dos desfavorecidos!!

    Bjãoo!

    ResponderExcluir
  2. Coleguinháá esse texto Tá (mara)=P
    Muiito Bem elaborado!

    Não vai apenas na feridas dos politicos
    Mais também faz nós mesmos pensarmos
    nos nossos conceitos de justiça!

    Realmente:
    "As pessoas devem educar sua moral. Precisamos ser justos muito além do tribunal."

    Demais =D

    ResponderExcluir
  3. Reamente tocou o ponto fraco de muitos... enquanto presos tem mordomias nos presidios protegidos com segurança máxima, as vítimas são obrigadas a conviver com o medo e a injustiça, vendo verdadeiros culpados sendo absolvidos. E agora nos perguntamos: a quem favorece os direitos humanos?

    parabéns Brendinha...

    ResponderExcluir
  4. pra ser cinsero ajustiça nuca existiu de fato!nos iludimos com essa fantasia; fantasia q foi criada para termos um serto conforto.
    o fato é q, se ñ fosse-mos tão arrogantes e egoistas ñ precisaria-mos dessa ilusão; pois é o egoismo de poucos q leva o mundo pro lixo!

    ResponderExcluir
  5. Como dizem: 'faça o que eu digo não faça o que eu faço...'
    sempre jogando nossas responsabilidades para os outros.
    lavamos nossas mãos.
    o que fazemos visa defender apenas nossos interesses.
    Aprendi nas aulas de filosofia que ideologia é o cnjunto de idéias criadas para defender os interesses de alguem ou algo. Não do 'todo'!

    Bjão, brendinha!!

    ResponderExcluir
  6. Eu não sei bem o que dizer pq esse assunto tem tantos lados e envolve uma coisa que perdeu quase que completamente o sentido real : Justiça.
    Acho que confundimos tudo e se formos pensar sério : O cara matou uma pessoa inocente para roubar : Prisão !!!
    O cara nasceu e se criou de qualquer jeito, foi rejeitado por pai e mãe, viveu nas ruas... drogas, violência, prostituição, o cara matou merece o que ???
    Será que todos, todos mesmo, estão preparados para estabelecer limites, entender o bem e o mal ???
    Porém a justiça, se fosse séria nesse momento poderia colocar em sua balança as causas e efeitos e aí sim emitir um resultado "justo ".
    OLha Lindinha... vc abordou um tema que poderemos passar a noite discutindo.Gostei muito !!!
    Parabéns !!! Bjksssssss

    ResponderExcluir
  7. Brendinha, leia o blog de uma amiga minha jornalista, que por coincidência abordou o mesmo tema que vc mas visto por um outro lado olha só:http://malueavida.blogspot.com/
    faça uma visitinha...
    Bjks

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Brenda, excelente produção.

    Bem, primeiramente quero deixar bem claro que concordo com tudo oq vc escreveu e msm que nas entrelinhas acredito tbm na justiça, porém infelizmente , no Brasil, muitos n conseguem enchergar tal justiça devido a impunidade de muitos com isso a injustiça vem á tona.. por isso acredito que a justiça sempre existiu e sempre vai existir. Fico chateado quando escuto as pessoas dizendo que " A justiça é cega " ond na vdd elas é que são cegas .. pois a justiça n é vista com os olhos e sim com o coração.. ou melhor.. com a alma. E como um bom brasileiro, que n desiste nunca.. aind tenhu esperança de viver em uma sociedade ond todos possam de fato sentir a justiça e pôr em prática ... porém isso só vai acontecer quando cada um se colocar no seu lugar e começar a exercer a sua justiça.. principalmente ... parando de vender seus votos.. e aind por 5 reais .. e olha que o voto é secreto.. Po.. se ker vender seu voto .. cobra pelo menos uns 100zinho e quando chega lá vota em quem vc acha que vai de fato fazer alguma coisa por vc... ;DD

    Parabéns Brendinha, mais uma vez.
    By: Drigo

    ResponderExcluir